quinta-feira, 6 de junho de 2013

Conheça Carl Friedrich Gauss

Sei que muitos já ouviram falar de Gauss, e toda a sua contribuição para a matemática, mas coloco a disposição um pouco de sua história e a lição que nos dá sobre tentar "enrrolar" nossos alunos.

Um pouco de história - Gauss e o seu raciocínio brilhante


Uma das histórias mais fascinantes envolvendo progressões é a do matemático alemão Carl Friedrich Gauss (1777-1855), considerado o maior matemático do século XIX e um dos maiores de todos os tempos, juntamente com Arquimedes e Isaac Newton. Filho de família pobre, seu pai tentou evitar que recebesse instrução adequada. Gauss, porém, contou com o apoio da mãe, para que pudesse estudar.
A precocidade de Gauss, tido como uma criança prodígio, pode ser exemplificada por um fato interessante ocorrido em sua infância. Aos 10 anos, Gauss freqüentava uma escola local, na qual o professor era tido como muito exigente. Certo dia, com a intenção de manter a turma em silêncio, pediu aos alunos que somassem os números naturais de 1 a 100 (1+2+3+...+100) e, assim que terminassem, colocassem a solução sobre sua mesa. Quase que imediatamente, Gauss colocou sobre a mesa do professor a resposta encontrada. Ele olhou para o menino com pouco-caso, enquanto os demais alunos trabalhavam arduamente. Quando conferiu os resultados, o professor verificou que a única resposta correta era a de Gauss, 5.050, mas sem fazê-la acompanhar de nenhum cálculo.
Gauss havia feito o cálculo mentalmente, observando que a soma do primeiro e do último termo (1+100), do segundo e do penúltimo termo (2+99), do terceiro e do antepenúltimo (3+98), e assim por diante era sempre 101, ou seja:



A soma dos números naturais de 1 a 100 é dada por 50 . 101 = 5.050, cálculo que resultou na fórmula da soma dos n primeiros termos de uma PA.  


Nas palavras de Gauss:
"Verdadeiramente o que mais prazer me proporciona, não é o saber mas o estudar, não a posse mas a conquista, não o estar aqui mas o chegar além."
Carl Friedrich Gauss

Nenhum comentário:

Postar um comentário