Plano de Aula: Problemas e Equação do Segundo Grau

O plano de aula abaixo é uma atividade relacionada ao Curso de Formação de Professores: Melhor Gestão, Melhor Ensino, realizado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Dúvidas, sugestões e opiniões são bem vindas. Abraços e muita Matemática a todos.




Plano de Aula
 Resolvendo Problemas com Equações do Segundo Grau

Tema: Números
Público: 8a série / 9o ano
Conteúdo: Equação do 2ograu
Objetivo Geral: Reconhecer, investigar, compreender e resolver problemas que contextualizam situações onde se faz necessária a resolução de equações do 2o grau.
Objetivo específico: utilizar os vários métodos de resolução de equações do 2ograu para solucionar situações- problema que requerem esse tipo de conhecimento.
Justificativa: O estudo das equações do segundo grau é de grande utilidade para a resolução de variados problemas que fazem parte do nosso cotidiano como problemas que envolvem lançamentos, otimização, situações de crescimento e decrescimento, sequências, etc. É primordial conhecer outro modo de resolução da equação do 2o grau diferente da conhecida “Fórmula de Bhaskara”. Utilizamos como sugestão a soma e produto, completamento de quadrados, fatoração e o  Software Geogebra para análise dos gráficos gerados pelas equações.
Competências e Habilidades: Grupo 3: Competências para compreender: Resolver problemas que envolvam equações com coeficientes racionais, resolver sistemas lineares, resolver problemas que envolvam equações do 2ograu.
Procedimentos Metodológicos:
o   Realizar uma revisão de conteúdos iniciando um levantamento prévio sobre as habilidades e conteúdos necessários à resolução de uma equação do 2o grau: operações com números racionais, potenciação e radiciação, resolução de equações do 1ograu, resolução de equações do 2º grau pela Fórmula de Bhaskara, por soma e produto, fatoração, completamento de quadrados e estudo das raízes analisando gráficos no Geogebra.
o   Inserção de contexto histórico sobre problemas resolvíveis pela equação do 2ograu, citando Muhammad Ibn Musa Al-Khwarizmi (árabes),  Bhaskara (indianos) e egípcios.
o   Apresentação de problemas que envolvem equações do 2ograu em vários níveis de dificuldade, para estudo em grupo, discussão, análise e resolução.
o   Utilização da sala de informática para conclusão das resoluções fazendo uso do Software Geogebra, analisando os gráficos e seus pontos principais: raízes, concavidades, máximos e mínimos e disposição no plano cartesiano.
o   Socialização da resolução de problemas.
Recursos: Utilização de lousa e giz, textos históricos com problemas resolvíveis pela equação do 2ograu, caderno do aluno e caderno do professor SEE/SP , livro didático, laboratório de informática.
Avaliação: Será verificada a participação e inferência do aluno na realização das atividades executadas em grupo em sala de aula, na execução dos gráficos no Geogebra, na socialização dos problemas resolvidos. Faz-se necessário, na avaliação, um acompanhamento aluno a aluno na participação das atividades propostas observando os aspectos sobre leitura, entendimento, desenvolvimento das ações para a resolução dos problemas.
Recuperação: Fazer uso da resolução de problemas de maneira gradativa, por níveis de dificuldade, utilizando leitura de textos e problemas, roda de discussões sobre habilidades relacionadas, construção de gráficos e figuras planas no Geogebra, tarefas para casa em forma de lista de problemas, equações de 1o e  2o grau e sistemas lineares. Utilizar a WEB para pesquisas de fatos históricos e situações relacionadas.
Tempo Previsto: 8 aulas.

Referências: Matriz de Referência do Saresp; Currículo de Matemática do Estado de São Paulo; Matemática – Imenes e Lellis. 9o Ano -  Editora Moderna, SP, 2009; Introdução à História da Matemática – Howard Eves. Editora Unicamp, SP, 2011; Manual do Geogebra: <http://www.geogebra.org/help/docupt_PT.pdf>
     



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário