Plano de Aula
Resolvendo Problemas com Equações do
Segundo Grau
Tema: Números
Público: 8a série / 9o ano
Conteúdo: Equação do 2ograu
Objetivo Geral:
Reconhecer, investigar, compreender e resolver problemas que contextualizam
situações onde se faz necessária a resolução de equações do 2o grau.
Objetivo específico: utilizar os vários métodos de
resolução de equações do 2ograu para solucionar situações- problema
que requerem esse tipo de conhecimento.
Justificativa: O estudo das equações do segundo grau é de grande
utilidade para a resolução de variados problemas que fazem parte do nosso
cotidiano como problemas que envolvem lançamentos, otimização, situações de crescimento e
decrescimento, sequências, etc. É primordial conhecer outro modo de resolução
da equação do 2o grau diferente da conhecida “Fórmula de Bhaskara”.
Utilizamos como sugestão a soma e produto, completamento de quadrados,
fatoração e o Software Geogebra para
análise dos gráficos gerados pelas equações.
Competências e Habilidades: Grupo 3: Competências para compreender: Resolver problemas que envolvam
equações com coeficientes racionais, resolver sistemas lineares, resolver
problemas que envolvam equações do 2ograu.
Procedimentos Metodológicos:
o Realizar uma revisão de conteúdos
iniciando um levantamento prévio sobre as habilidades e conteúdos necessários à
resolução de uma equação do 2o grau: operações com números
racionais, potenciação e radiciação, resolução de equações do 1ograu,
resolução de equações do 2º grau pela Fórmula de Bhaskara, por soma e produto,
fatoração, completamento de quadrados e estudo das raízes analisando gráficos
no Geogebra.
o Inserção de contexto histórico sobre
problemas resolvíveis pela equação do 2ograu, citando Muhammad Ibn Musa Al-Khwarizmi
(árabes), Bhaskara (indianos) e
egípcios.
o Apresentação de problemas que
envolvem equações do 2ograu em vários níveis de dificuldade, para
estudo em grupo, discussão, análise e resolução.
o Utilização da sala de informática
para conclusão das resoluções fazendo uso do Software Geogebra, analisando os
gráficos e seus pontos principais: raízes, concavidades, máximos e mínimos e disposição
no plano cartesiano.
o Socialização da resolução de
problemas.
Recursos: Utilização
de lousa e giz, textos históricos com problemas resolvíveis pela equação do 2ograu,
caderno do aluno e caderno do professor SEE/SP , livro didático, laboratório de informática.
Avaliação:
Será verificada a participação e inferência do aluno na realização das
atividades executadas em grupo em sala de aula, na execução dos gráficos no
Geogebra, na socialização dos problemas resolvidos. Faz-se necessário, na
avaliação, um acompanhamento aluno a aluno na participação das atividades
propostas observando os aspectos sobre leitura, entendimento, desenvolvimento
das ações para a resolução dos problemas.
Recuperação:
Fazer uso da resolução de problemas de maneira gradativa, por níveis de dificuldade,
utilizando leitura de textos e problemas, roda de discussões sobre habilidades
relacionadas, construção de gráficos e figuras planas no Geogebra, tarefas para
casa em forma de lista de problemas, equações de 1o e 2o grau e sistemas lineares. Utilizar
a WEB para pesquisas de fatos históricos e situações relacionadas.
Tempo Previsto: 8 aulas.
Referências: Matriz de Referência do Saresp; Currículo de
Matemática do Estado de São Paulo; Matemática – Imenes e Lellis. 9o
Ano - Editora Moderna, SP, 2009;
Introdução à História da Matemática – Howard Eves. Editora Unicamp, SP, 2011;
Manual do Geogebra: <http://www.geogebra.org/help/docupt_PT.pdf>
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